quinta-feira, 1 de abril de 2010

Yuki-onna

( Mulher da neve )
É um espírito ou youkai do folclore japonês. Ela é uma figura popular na literatura japonesa, mangá e animação. Yuki-onna é muitas vezes confundida com o Yama-uba ( "velha da montanha" ), mas eles não são os mesmos

LENDA
Yuki-onna aparece nas noites de neve como uma mulher alta e bonita com longos cabelos negros e lábios vermelhos. Sua pele pálida, quase transparente, faz sua mistura com a paisagem de neve. Ela às vezes usa um kimono branco, mas outras lendas descrevem-na como nua, com apenas o rosto e os cabelos ficando contra a neve. Apesar de sua beleza, seus olhos podem trazer o terror em mortais. Ela flutua pela neve, sem deixar pegadas ( na verdade, alguns contos dizem que ela não tem pés, uma característica de muitos fantasmas japoneses ), e ela pode se transformar em uma nuvem de neblina ou neve se ameaçada.

Algumas lendas dizem que a Yuki-onna, é associada ao Inverno e tempestades de neve, é o espírito de alguém que foi morto na neve. Ela é ao mesmo tempo bela e serena, ainda que cruel em matar inocentes mortais. Até o século 18, ela foi quase uniformemente retratada como o mal. Hoje, porém, muitas vezes as histórias a deixam mais humana, enfatizando sua natureza como um fantasma e beleza efêmera.

Em muitas histórias, Yuki-onna aparece para viajantes presos em tempestades de neve, e usa seu hálito gelado para deixá-los como cadáveres revestidos em gelo. Outras lendas dizem que ela simplesmente leva-os a se perder para que eles morram na neve. Outras vezes, ela se manifesta com uma criança. Quando uma alma bem-intencionada leva o "filho" dela, eles são congelados no lugar. Pais à procura de crianças perdidas são particularmente suscetíveis a esta tática. Outras lendas fazem Yuki-onna muito mais agressiva. Nestas histórias, muitas vezes ela invade casas, soprando na porta com uma rajada de vento matando moradores durante o seu sono (Algumas lendas requerem que ela seja convidada para dentro primeiro.)

A Yuki-onna varia de conto para conto. Às vezes, ela está simplesmente satisfeita de ver uma vítima morrer. Outras vezes, ela é mais vampírica, drenando o sangue de suas vítimas, ou "força da vida." Ela ocasionalmente toma uma forma parecida com a succubus, seduzindo os homens para drenarar o se sangue ou congelá-los por via sexual ou um beijo.

Outras histórias contam que Yuki-Onna canta para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em outras lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.

Como a neve e o inverno que ela representa, Yuki-onna tem um lado mais suave. Ela às vezes deixa a vítima ir por várias razões. Em uma lenda popular sobre Yuki-onna, ela deixa um rapaz livre por causa de sua beleza e idade. Ela faz ele prometer que nunca vai falar pra ninguém sobre ela, só que mais tarde na vida, ele conta a história para sua esposa, que se revela ser a mulher da neve. Ela insulta ele por quebrar a sua promessa, mas o poupa de novo, desta vez foi por causa da preocupação com seus filhos ( mas se ele se atrevesse a maltratar seus filhos, ela voltaria sem misericórdia. Felizmente para ele, ele é um pai amoroso ). Em uma lenda semelhante, Yuki-onna derrete quando o marido descobre a sua verdadeira natureza.

VÁRIAÇÕES HISTÓRICAS
Na versão de Lafcadio Hearn's conhecida como Kwaidan: Stories and Studies of Strange Things diz que a muito tempo atrás existiam dois lenhadores, Minokichi and Mosaku. Minokichi era jovem e Mosaku era muito velho.

Em um dia de inverno, eles não conseguiram voltar para casa por causa de uma tempestade de neve. Então eles encontraram uma cabana na montanha e decidiram dormir por lá. Nesta noite especial, Minokichi acordou e encontrou uma mulher linda com roupas brancas. Ela soprou sobre o velho Mosaku que foi congelado até a morte.

Ela então se aproximou de Minokichi como se fosse assoprar, mas olhou para ele por um tempo, e disse: "Eu queria matá-lo, da mesma forma que o homem velho, mas eu não vou, porque você é jovem e bonito. Então você não deve contar a ninguém sobre esse incidente. Se você contar a qualquer pessoa sobre mim, eu vou voltar e te matar".

Vários anos depois, Minokichi conhece uma bela jovem, chamada Oyuki (yuki = neve ) e se casa com ela. Ela era uma boa esposa. Minokichi e Oyuki tiveram vários filhos e viveram felizes por muitos anos. Misteriosamente, ela não envelhecia.

Uma noite, depois que as crianças estavam dormindo, Minokichi disse para Oyuki: "Sempre que te vejo, lembro-me de um incidente misterioso que aconteceu comigo. Quando eu era jovem, eu conheci uma moça bonita como você. Eu não sei se era sonho ou era uma Yuki-onna ( mulher da neve )... "

Depois de terminar sua história, Oyuki de repente se levanta e diz: "Aquela mulher que você conheceu era eu! Eu te disse que eu ia te matar se você contasse a qualquer pessoa sobre esse incidente. Contudo, não posso matá-lo por causa de nossas crianças, cuide dos nossos filhos ..." Então ela derreteu e desapareceu. Ninguém nunca mais a viu.