quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Xolotl

O duplo, a deformidade, o Lorde do Oeste, simboliza Vênus como a estrela vespertina, gêmeo de Quetzalcoatl. Xolotl é um Nahualli de Quetzalcoatl. Era encarnado como uma salamandra Ambystoma mexicanum, que recebeu seu nome popular (Axolote).

Irmão Gêmeo e ao mesmo tempo oposto de Quetzalcoatl. Enquanto a um é a luz, Xolotl representa as trevas.

MITOS
Deus-Cão era também o deus do fogo e iluminação, má sorte, doenças, deformidades física e os gêmeos. Irmão gemeo de Quetzalcoatl filhos da virgem Coatlicue, e era a personificação escuro de Vênus , a estrela da noite. Ele guardava o sol , quando passou pelo submundo da noite. Ele também ajudou Quetzalcoatl em trazer a humanidade e fogo do submundo. Xolotl foi descrito como esqueleto um homem com cabeça de cão monstro e pé invertidos. Também é conhecido como Xocotl um deus do fogo. Xolotl carrega consigo cabeças de falcão e guia as almas até o Mictlan, a terra dos mortos.

Nos é contado que Quetzalcoatl, acompanhado por Xolotl ou assumindo a sua forma, desceu até Mictlan com o desejo de resgatar os ossos dos que viveram na era anterior para que a nova vida pudesse ser criada na era atual.

Apenas Xolotl foi capaz de recuperar os ossos, que graças ao sangue dos Deuses, tomaram vida e criaram o mundo em que vivemos hoje.